quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Que tal uma cervejinha após o jogo?

Estive lendo uma matéria interessantíssima na Revista Tênis. Trago alguns trechos para vocês.

Cynthia Sass diz em seu artigo vão algumas verdades sobre o consumo de álcool após uma partida de tênis.

HÁ UMA QUANTIA CERTA
Abstêmios têm chance um pouco maior de doenças cardíacas do que quem bebe moderadamente. Mas, à medida que a ingestão de álcool aumenta, aumentam também os riscos, que incluem ataque cardíaco e aumento de pressão. Para colher os benefícios sem incorrer nos riscos, tome um drinque por dia se for mulher, ou dois se for homem. Ah, e eles não são cumulativos, ou seja, não é para chegar no fim de semana e tomar toda a quantidade não ingerida durante a semana. Observação: Permaneça dentro dessa quantia de um ou dois drinques. Um drinque equivale a 150 ml de vinho, 350 ml de cerveja ou um shot curto de destilado.

ÁLCOOL PODE DIMINUIR SUA ENERGIA
O álcool interfere na habilidade corporal de reabastecer o glicogênio depois de um exercício, o que pode levar a uma menor resistência no dia seguinte. Um estudo comparou três dietas pósexercício: uma de grande quantia de carboidratos apenas, uma de baixa com álcool e uma de grande também com álcool. Quando os carboidratos eram substituídos pelo álcool, o estoque de glicogênio caía em 50%. Observação: Depois de uma vitória suada, celebre com água com gás e uma refeição saudável, e só depois brinde.

A BEBIDA PODE AUMENTAR O RISCO DE LESÕES
Uma pesquisa recente publicada no "Journal of Science and Medicine in Sport" analisou 11 homens que faziam 300 contrações máximas de músculos acompanhadas de vodka e suco de laranja ou somente suco de laranja. A perda de força foi 40% maior naqueles a quem foi servido o drinque de vodka com suco. Outro estudo descobriu que jogadores de futebol americano que bebiam rotineiramente tinham duas vezes mais chance de se machucarem do que os abstêmios. Observação: Se você tem propensão a se lesionar ou está em fase de recuperação de lesão, deixe os drinques para ocasiões especiais somente.

PROBLEMAS ORGÂNICOS
Vinho tinto e branco são capazes de aumentar os níveis de HDL, dito bom colesterol. Prefira os vinhos "orgânicos" ou com menor adição de químicos como sulfitos.
Observação: Atualmente há diversos produtores orgânicos.

Definitivamente devemos brindar a esse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário