RANKING INTERNO - REGRAS


REGULAMENTO DO RANKING INTERNO DE TÊNIS – EDIÇÃO 2013
 (ESTUDO)

TÍTULO I – DAS FINALIDADES

Art. 1º - O ranking interno de tênis é uma iniciativa do DEPTO DE ESPORTES DO IATE CLUBE DE LONDRINA, através da Diretoria de Esportes e do Departamento de Tênis, e tem por finalidade difundir e promover a prática da modalidade entre os associados do clube, regido pelas normas do presente regulamento, propiciando uma maior integração, bem como o aprimoramento técnico e tático.


TÍTULO II – DA ORGANIZAÇÃO

Art. 2º - Caberá ao Departamento de Tênis juntamente com o Departamento de Esportes a incumbência de controlar, organizar e divulgar o Ranking Interno de Tênis, bem como as chaves dos torneios, as súmulas e os resultados finais das partidas com amplos e totais poderes, cabendo a este a administração técnica.
Parágrafo Único - O Departamento de Esportes terá a responsabilidade de solicitar os troféus, bolas e outros materiais necessários para a realização dos torneios.


TÍTULO III – DAS CATEGORIAS E PARTICIPANTES

Art. 3º - O ranking será disputado apenas por associados devidamente legalizados na secretaria seguindo as normas estatutárias do Iate Clube de Londrina.

Art. 4º - Serão disputadas 05 (cinco) categorias com idades à partir de 12 (doze) anos de ambos os gêneros (masculino e Feminino): 2ª CLASSE, 3ª CLASSE, 4ª CLASSE, 5ª CLASSE e 6ª CLASSE.
Parágrafo 1º - A idade considerada ao atleta é a completada ou a completar no ano corrente.
Parágrafo 2º - As classes de números 2, 3 e 4 deverão ter um mínimo de 4 e máximo de 16 tenistas. As classes de números 5 e 6 deverão um mínimo de 4 tenistas e máximo indeterminado.


TÍTULO IV – DAS INSCRIÇÕES

Art. 5º - Os associados estarão automaticamente inscritos no ranking interno, ao participar de qualquer etapa do ranking. As inscrições para as etapas poderão ser feitas na secretaria do clube ou no Depto de Esportes pessoalmente ou eletronicamente através de formulário on-line. O departamento de tênis e os professores de tênis poderão auxiliar nesse processo.
Parágrafo 1º - O endereço eletrônico do formulário on-line, a data limite para inscrição e o período de realização do torneio serão divulgados juntamente com o cartaz da etapa.


TÍTULO V – DAS REGRAS

Art. 6º - Serão disputados no sistema “melhor de 3 set’s sem vantagem”. O 1º e 2º sets serão disputados no sistema “Set com Tie-Break”, conforme Confederação Brasileira de Tênis, Havendo a necessidade do 3º set, este será disputado em “Super Tie-Break” limitados até 10 pontos desde que com diferença de 2 pontos sobre o oponente. Para os jogos de Semifinais e finais o 3º set será disputados no sistema “Set com Tie-Break”.
Parágrafo 1º - Os tenistas poderão ter o tempo máximo de aquecimento de 5 (cinco) minutos.
Parágrafo 2º - Haverá 1 árbitro Geral, sendo que na ausência deste, as dúvidas deverão ser resolvidas pelo responsável presente ou em comum acordo entre os atletas.
Parágrafo 3º - O abandono do jogo será considerado vitória ao adversário.


TÍTULO VI – DOS HORÁRIOS

Art. 7º - Os dias e horários para os jogos do ranking serão definidos pelo Departamento de Tênis, buscando atender no possível as dificuldades de horários dos tenistas.
Parágrafo 1º - Os cancelamentos ou transferências dos jogos somente serão aceitos de comum acordo entre os adversários com anuência do Departamento de Tênis.
Alínea A) Em caso de chuva, a partida será interrompida e retomada em outra data, de comum acordo entre os adversários e anuência do departamento de tênis.
Parágrafo 2º - A ordem de entrada em quadra será de acordo com a confirmação da presença dos jogadores. Será concedido uma tolerância máxima de 15 minutos a partir do horário pré-estabelecido, efetivando-se automaticamente o WX0 em favor do tenista que comparecer ao local no horário marcado. Ao se efetivar o WX0 o tenista ausente perderá do ranking os pontos que poderia conquistar até a presente rodada do torneio.
Alínea A) Caso o jogo anterior venha terminar após os 15 minutos de tolerância, nenhum tempo adicional de atraso será autorizado, devendo os jogadores entrar em quadra imediatamente que a mesma for liberada.

TÍTULO VII – DA FORMULA DE DISPUTA E PONTUAÇÃO:

Art. 8º - A fórmula de disputa adotada será a seguinte:
Parágrafo 1º - Serão realizados durante o ano de 2013, 4 (quatro) torneios para pontuação do ranking, são eles: Torneio de Outono, Torneio de Inverno, Torneio da Primavera e Torneio de Verão, em sistema de eliminatória simples, onde ao final de cada etapa será atribuída a pontuação abaixo:
1º colocado – 200 (duzentos) pontos.
2º colocado – 160 (cento e Sessenta) pontos.
3º colocado – 150 (cento e cinquenta) pontos.
4º colocado – 140 (cento e quarenta) pontos.
5º colocado – 130 (cento e trinta) pontos.
6º colocado – 120 (cento e vinte) pontos.
7º colocado – 110 (cento e dez) pontos.
8º colocado – 100 (cem) pontos.

Eliminados na 1ª fase – 40 (sessenta) pontos.
Eliminados na 2ª fase – 80 (oitenta) pontos.

Parágrafo 2º - Para a disputa da categoria de CLASSES do ano corrente, o atleta iniciará na posição da categoria do ranking do ano anterior.
                   Alínea A) Os 2 melhores tenistas das classes de números 3, 4 e 5, poderão se promover à classe superior. Caso a classe pretendida ultrapasse o número superior a 16 atletas, os tenistas em posições superiores ao 16º colocado passarão obrigatoriamente a fazer parte de uma classe abaixo.
                   Alínea B) Para as classes de número 5 e 6 não haverá acesso e decesso podendo o tenista dessas categorias mudar de classe entre as 2 categorias a qualquer momento.
Parágrafo 3º - Em qualquer momento uma comissão criada pelo departamento de tênis poderá avaliar nível técnico dos atletas, havendo discrepância de nível técnico, poderá ser oferecida a promoção de classe.
Parágrafo 4º - SISTEMA DE DESAFIOS: Durante o período entre as etapas algumas rodadas estarão disponíveis para os desafios dentro das classes que deverão ocorrer conforme regras a seguir:
Alínea A) Os jogos de desafios deverão ser disputados conforme regras do artigo 6º, parágrafo 1. Os desafios somente poderão ser realizados através de manifestação prévia e autorização por meio da ficha de desafio. A ficha deverá ser autorizada por qualquer membro da comissão que organiza e controla o Ranking.
Alínea B) Os participantes poderão jogar apenas uma vez por rodada, independente de desafiar ou ser desafiado.
Alínea C) O desafiante será responsável pelas bolas, que deverão ser obrigatoriamente novas.
Alínea D) Cada atleta poderá desafiar um adversário até 2 (duas) posições acima da sua, exceto os atletas nas 2 primeiras posições. O desafiante caso vença adiciona 15 pontos à pontuação do Ranking Interno e caso perca perde 5 pontos. O desafiado defende seus pontos, não ganhando e nem perdendo nenhum ponto indepente do resultado do jogo.
Alínea E) Os jogos que não terminarem por motivos de força maior (chuva, falta de energia, desentendimentos, etc) deverão ser apreciados pela comissão organizadora que julgará e definirá os resultados e as punições para os atletas se assim necessários.
Alínea F) Uma vez que o desafio foi marcado e autorizado pela comissão, o atleta que não comparecer, se atrasar por mais de 15 minutos ou desistir será considerado perdedor da partida e será aplicada as regras de pontuação conforme Alínea D do Parágrafo 4.
Alínea G) A ficha de Desafio é de responsabilidade do desafiante e deverá ser entregue como os devidos resultados à comissão organizadora.


TITULO IX – DAS IRREGULARIDADES

Art. 9º - Os participantes que provocarem distúrbios, não condizentes com o objetivo de socialização do evento bem como não respeitar as normas estatutárias do IATE CLUBE DE LONDRINA, estarão sujeitos às penalidades impostas pela DIRETORIA, e poderá ter seu caso encaminhado á comissão disciplinar.


TITULO X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 10º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Departamento de Esportes juntamente com o departamento de tênis.



Londrina, 01 de fevereiro de 2013.